FAQ

Home / FAQ

Caso você ainda tenha dúvidas mesmo lendo todas as questões abaixo descritas, entre em contato com o suporte técnico da Mais Telecom: 11 3036-6000 ou suporte@maistelecom.com.br.



EMPRESARIAL

Para facilitar o atendimento, tenha em mãos o nome do equipamento que você possui,
qual tipo de serviço você utiliza e quantos micros você tem na rede.

O que é VoIP?

VoIP em inglês significa Voice over Internet Protocol. Em português: Voz sobre IP. IP é o protocolo da Internet, é o seu acesso de Internet. Portanto VoIP é uma maneira de se estabelecer comunicação de voz – ou telefônica – utilizando a conexão de internet.

Como funciona o VoIP?

Através de um equipamento (ATA) que faz a conversão entre protocolo convencional e protocolo IP.

Que tipo de acesso à Internet é necessário para usar o VoIP?

– Uma conexão de Internet banda larga, como cable modem, ADSL ou WI-FI;

– Disponibilidade de banda de no mínimo 30Kbps por canal de VoIP;

– Firewall liberado para VoIP;

– Um adaptador (ATA, CPE);

– Tomada 110V próxima ao ponto de instalação do adaptador telefônico (ATA/CPE);

– Um telefone comum para conectar no adaptador.

Para que preciso do VoIP na minha empresa?

Para reduzir em até 70% os custos em ligações nacionais e internacionais.

Como é pago o serviço VoIP?

O pagamento do serviço é pós ou pré-pago, feito através de ficha de compensação.

Como posso realizar ligações nacionais e internacionais com o VoIP?

Nacional: Digite 0 (zero) + o código DDD + o número do telefone de destino.
Internacional: Digite 00 (zero duas vezes) + o código do país + o código da cidade + o número do telefone de destino.

Para utilizar o VoIP eu posso utilizar um telefone comum?

Sim. A Mais Telecom instala o equipamento ATA em sua empresa, que fará a conversão da voz.

Posso acessar o VoIP de qualquer PABX?

Sim, é só você utilizar um ATA. Neste caso, o equipamento converte a rede IP da Internet em uma linha analógica convencional, podendo ligá-la a uma central telefônica.

O VoIP funciona com IP fixo ou dinâmico (DHCP)?

Funciona tanto com endereço fixo como dinâmico.
Se você possui IP fixo, forneça as seguintes informações para o suporte técnico da Mais Telecom, para que os profissionais desta área possam fazer a configuração dos aparelhos:
Endereço de IP;
Máscara;
Gateway;
DNS Primário;
DNS secundário (se possível).
Com esse procedimento já podemos conectar O ATA na internet e repassando para seu computador.

O VoIP funciona com NAT?

Sim, funciona normalmente.

Posso utilizar o VOIP e navegar na internet simultaneamente?

Sim, porém dependendo da qualidade e velocidade da conexão, a conversação pode ficar prejudicada. As aplicações em uso simultâneo com o VoIP vão disputar a banda disponível no seu acesso a Internet.
OBS: Para cada linha VoIP é necessário 30Kbps de internet.

É possível passar um fax utilizando VoIP?

Não é possível utilizar fax juntamente a essa tecnologia.

Como é a qualidade de voz da ligação feita pela VoIP?

A ligação deve ser tão boa quanto uma ligação convencional, mas está ligada à qualidade da internet, uma vez que é o meio utilizado. Uma boa internet de banda larga garante sempre uma boa ligação, essa qualidade no ATA é garantida por um serviço chamado de QoS; este reserva uma parte da banda disponível somente para o envio dos pacotes de Voz.

O que é link dedicado?

É quando destinamos uma conexão da internet para um único serviço. Ex: link de 500 full-duplex da Telefônica só para o serviço de dados de uma determinada empresa.

O que fazer quando a ligação estiver picotando?

Como a qualidade da ligação está relacionada à conexão disponível, faça um teste para ver como está a conexão e se a banda disponível satisfaz as necessidades do VoIP. Caso contrário, verifique junto a sua operadora do serviço de banda larga, uma possível alteração na taxa de upload e download para funcionar dentro das necessidades do VoIP.

O que fazer quando o equipamento estiver mudo ou não completar a chamada?

Primeiramente verifique se houve alguma alteração na rede, como troca de IP, troca de modem ou qualquer mudança relativa à rede. Deve-se também observar se todos os leds estão acesos. Não estando, cheque se continua navegando na internet; se não estiver, desligue o aparelho (ATA) e seu modem ADSL ou Cable modem e religue-os em seguida, faça um teste e veja se normalizou. Caso ainda haja problemas, contate o suporte técnico da Mais Telecom.

Minha rede tem Firewall, isso impossibilita o uso do VoIP?

Não, desde que as portas utilizadas pelo sistema não estejam bloqueadas. As portas a serem liberadas são:
De 5060 – 5061 TCP/UDP
De 16384 até 17385 UDP
E UDP 69 (TFTP serviço de atualização de contas etc.)

O que é um Firewall?

É um software ou equipamento para proteger a rede interna de sua empresa contra invasões.

RESIDENCIAL

Há quanto tempo a Mais Telecom está no mercado de telecomunicações? É Regulamentada?

A Mais Telecom é uma operadora de telecomunicações operando no Brasil, oferencendo aos nossos usuários uma rede de telefonia através de modernos equipamentos e de altíssima qualidade. Nossa empresa esta há mais de 12 anos no mercado e se coloca no seleto grupo das empresas de telecomunicações licenciadas pela ANATEL.

Quais são as vantagens de ser associado?

Existem inúmeras vantagens de ser associado Mais Telecom. O cadastro é realizado de forma rápida, segura e sem burocracia. O associado não tem custo com taxa de adesão e mensalidades, pagando somente pelas ligações realizadas, além de economizar até 80% nas tarifas.

Como é realizado o cadastro?

É só ligar para a Central Mais de Atendimento: 11 3036 6000, fornecer nome completo, endereço, RG / CPF e nome da indicação (se houver).

Como utilizo minha senha?

A utilização da senha é muito simples. Ao ligar na central de acesso a primeira gravação pedirá para digitar a senha. Após a digitação, surgirá uma segunda gravação pedindo a discagem do número de destino.

Existe alguma forma mais simples de utilizar a senha?

Sim, existe. É possível programar um ou mais números de telefone para realizar as ligações sem a digitação da senha. Com essa programação é necessário somente ligar para a central de acesso e a gravação pedirá o número de destino.
Obs.: Estando o telefone programado, qualquer pessoa que conheça o telefone da central de acesso poderá realizar ligações!

Qual a importância de digitar * após digitar a senha e o numero de destino?

Quando se digita o *, o sistema entende que você já terminou a discagem do número de destino e completa sua ligação mais rápido.

Quais são as possíveis causas da gravação informar que a senha está inválida ou ficar pedindo para digitar novamente?

• o seu aparelho de telefone pode estar no modo PULSE, e precisa estar em TONE;

• pode haver defeito nas teclas do telefone impossibilitando a digitação da senha;

• a senha pode estar bloqueada.


'

© 2015 Mais Telecom. Todo os direitos reservados.