12 jun

Mais Centrex – O PABX IP da Mais Telecom.

O que é?

O MAIS CENTREX é um PABX Virtual. Uma solução atualizada e eficiente que integra os conceitos de telefonia convencional com o que há de mais avançado em tecnologia IP, oferecido e projetado de acordo com as necessidades de sua empresa.

 

BAIXO INVESTIMENTO INICIAL
Substitua seu PABX convencional ou modernize sua empresa que ainda não possui central telefônica sem a necessidade de altos investimentos em equipamentos. Conte com todas as funcionalidades de uma central profissional pelo preço e a praticidade de um serviço na web.

MOBILIDADE
Tenha seu ramal em seu smartphone ou notebook e mantenha- se conectado ao escritório de qualquer lugar com acesso a internet.

ESCALABILIDADE
A expansão de sua empresa sem complicações. Crie mais ramais de acordo com sua necessidade, diretamente pelo Painel de Controle.

FLEXIBILIDADE
Configure e gerencie totalmente via web, de forma simples e rápida, de qualquer lugar e a qualquer hora.

DISPONIBILIDADE
Serviço em cloud hospedado em um ambiente seguro e redundante, garantindo o nível de serviço (SLA).

CALL CENTER
Possibilidade de utilização do módulo Call Center, aumentando o desempenho e controle de suas vendas. (sob consulta)

PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema administrativo online, onde você pode visualizar as ligações e obter extratos detalhados, além de configurações gerais de todos os ramais.

URA DE ATENDIMENTO
Você pode gravar um áudio com um atendimento personalizado, direcionando as ligações para determinado ramal, trazendo assim mais confiança e status para sua empresa.

SENHA POR RAMAL
Você pode colocar senhas nos ramais, antes de cada ligação ser realizada.

RESTRIÇÃO DE CHAMADAS
Defina quais tipos de ligações cada ramal pode fazer conforme as necessidades da sua empresa.

CAIXA POSTAL
Caixa postal eletrônica que armazena todos os recados de voz de cada ramal sua empresa.

GRAVAÇÃO
Grave as ligações de todos os ramais de forma simples e prática. (sob consulta)

RAMAIS ILIMITADOS
Utilize o ramal de qualquer lugar com acesso a internet e faça ligações entre ramais sem custo.

TRANFERÊNCIA
Transfira ligações para qualquer ramal, esteja ele dentro ou fora da empresa.

SIGA-ME
Se um ramal está ocupado ou o atendente ausente, você pode transferir a ligação para um celular ou telefone fixo.

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11 jun

5 BENEFÍCIOS DO PABX IP (SISTEMA DE TELEFONIA) PARA SUA EMPRESA

5 benefícios do PABX IP (sistema de telefonia) para sua empresa

Um PABX IP é um sistema de telefonia que possui as mesmas funções de um PABX comum, mas muito mais prático e econômico, contendo funcionalidades e tecnologias que podem beneficiar os resultados da empresa, permitindo implementar melhorias apenas habilitando-as no sistema, de maneira simples e prática.

Sabemos que um PABX é um equipamento que centraliza a telefonia interna (analógica ou digital) de uma empresa, possibilitando a comunicação entre telefones internos e comunicação externa com a telefonia pública. Já o PABX IP utiliza rede de dados para o tráfego de voz através da rede IP (Internet Protrocol ou Protocolo de Internet), suportando todas as funcionalidades de um PABX convencional, além de uma série de recursos adicionais.

Atualmente, a redução de custos é o ponto-chave na escolha por soluções empresariais, e no caso de um PABX IP ela vem acompanhada de diversas outras vantagens. Por isso, A Mais Telecom selecionou os cinco principais benefícios desta ferramenta.

Redução de custos com PABX IP

Com um PABX IP a empresa simplesmente conecta sistemas telefônicos entre as filiais, conseguindo realizar ligações gratuitas.

Através da tecnologia IP é possível reduzir a manutenção – já que se utiliza de rede de dados para a transmissão da voz. Além disso, um PABX IP possibilita a utilização de operadoras VoIP (Voice over Internet Protocol) que possuem tarifas mais acessíveis por utilizar a rede de dados para conectar longas distâncias, diferente da tradicional.

Leia também:

VoIP – Tutorial sobre os conceitos básicos da Telefonia IP, suas características e aplicações em empresas.

Facilidade de administração de rede

Ter toda a comunicação da empresa integrada em uma única rede de dados de telefonia, facilita muito a gestão telecom. Por isso, com um bom sistema de PABX IP é possível facilitar a administração e operação da rede por se tratar de apenas uma única rede para dados e telefonia. Qualquer modificação ou problema pode ser diagnosticado em tempo real, através de ferramentas de gerenciamento, tanto para a telefonia como para a rede de dados.

Ganho na produtividade

Através de um PABX IP o atendimento automático com mensagem, aumenta a eficiência do atendimento do cliente, disponibilizando benefícios como: transbordo das chamadas (encaminhar a chamada para outro ramal quando o principal estiver ocupado), configurações de diversas funções via interface do usuário, o que permite ao administrador economia do tempo com visitas técnicas, além da instalação de ramais em celulares e para manter-se conectados com o sistema de telefonia da empresa de qualquer lugar.

Um PABX IP consegue, sem limitações, consultar e/ou encaminhar informações para softwares externos, integrando e automatizando rotinas, processos e cadastros já existentes.

Personalização

Dentre os benefícios de um PABX IP está a possibilidade de implementar novas aplicações de convergência entre voz e dados, redirecionar a ligação para o celular ou para uma outra localidade após determinado horário ou nos finais de semana.

Dentre suas as facilidades estão a rápida ampliação de números e ramais, a personalização de anúncios de horário de atendimento, além da possibilidade de criar um plano de numeração para todos os ramais, o que facilita a sua gestão e manutenção, principalmente em caso de haver filiais.

Melhoria no atendimento ao cliente

O PABX IP permite oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Além das facilidades que possibilitam filas de atendimento com músicas e anúncios de espera, um bom PABX IP possibilita implementar a URA (Unidade de Resposta Audível), que atende as ligações com uma gravação, permitindo que o interlocutor escolha o departamento com o qual quer falar, ao contrário do PABX tradicional, do qual, para implementar a URA, é necessário adquirir um novo módulo.

Precisa de uma solução de telefonia para sua empresa gerar mais resultados? Entre em contato e conheça nossos produtos!

Mais Centrex

 

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06 jun

5 dicas para reduzir custos em telefonia na sua MPE

5 dicas para reduzir custos em telefonia na sua MPE

Todas as micro e pequenas empresas enfrentam o mesmo dilema: como se manter competitiva no mercado e equilibrar os custos fixos com novas demandas por serviços? Controlar gastos deve ser missão permanente em qualquer empreendimento, porque essa ação está diretamente relacionada à capacidade competitiva e ao desempenho no mercado. No entanto, os cortes não podem ser aleatórios, impulsionados pelo calor do momento.

Agindo assim, nem todos os itens são analisados com o devido cuidado. Muitas vezes, o departamento financeiro preocupa-se com outros tipos de gastos e não verifica a conta de telefone, por exemplo. É nesse momento que os bons gestores se fazem essenciais: entender o negócio, compreender os motivos dos gastos, negociar melhores condições de pagamento em contratos e cortar itens supérfluos que não impactem no dia a dia do ambiente produtivo, essas ações podem ser a solução para uma boa economia dentro das empresas.

Ao dar atenção à conta telefônica será possível entender se o dinheiro ali gasto é bem utilizado. No caso de uma resposta negativa é provável que essa seja uma fonte de gastos em que há possibilidade de corte.

Mas, afinal, como reduzir os custos com telefonia?

Com relação à redução de custos com telefonia, apenas a diminuição do uso não é suficiente. Em alguns casos, inclusive, deixar de usar o telefone pode comprometer diretamente o desempenho da atividade da empresa. Sendo assim, a medida mais inteligente é entender como funciona o seu consumo.

Em se tratando do uso de telefonia dentro das empresas, é importante considerar que se o negócio ainda não tem uma política de uso, é essencial considerar adotar algo nesse sentido. Quando não há regras claras a serem seguidas, cada colaborador se sente livre para agir da forma que preferir, o que pode, muitas vezes, não ser condizente com os valores da empresa, gerando um desgaste desnecessário.

Há ainda uma série de medidas que podem ser tomadas pelos empreendedores quando o objetivo é reduzir os valores pagos na conta de telefone. Confira:

1 – Esclarecer o uso do telefone para as equipes

A primeira dica tem a ver com o que foi mencionado nos parágrafos acima: a cultura e as regras da empresa. Para que os funcionários entendam como é o uso correto do telefone empresarial, é preciso deixar claro o que não será aceito.

Dessa maneira, se a empresa não pretende tolerar gastos com ligações pessoais, é preciso deixar isso claro para todos os funcionários. Orientá-los a utilizar o próprio celular e deixar o telefone corporativo, seja fixo ou móvel, para casos de urgência pode ser uma forma de economia.

2 – Analisar as suas contas

Os itens relacionados à telefonia geralmente são tratados como uma coisa única, sem discriminação. Entretanto, quando você conhece os detalhes sobre a maneira como o serviço é utilizado é possível pensar em alternativas para que o uso seja mais inteligente.

Dessa maneira, ao compreender que um determinado setor tem uma demanda alta por telefone móvel e outro por telefone fixo, é possível diminuir o número de pessoas que têm celulares empresariais.

Existe também a possibilidade de ampliar ou reduzir a franquia de telefonia. Uma franquia muito baixa pode fazer com que as ligações excedentes custem muito mais caro. Uma franquia muito alta pode significar dinheiro sendo desperdiçado.

3 – Adotar comunicações online

Quando muitos colaboradores utilizam o computador e precisam se comunicar internamente, programas que funcionam em tempo real com a internet podem ser até mais eficazes que ligações telefônicas.

As ligações para solicitar orçamentos, pedir alterações ou passar dados importantes, por exemplo, podem ser substituídas pelo bom e velho email. Mesmo nas empresas mais modernas que utilizam plataformas inovadoras de comunicação, manter o acesso ao email garante, além da redução do uso telefônico, o registro das informações e a segurança de dados da empresa.

4 – Renegociar os planos de telefonia

Muitos empresários acreditam que a renegociação do plano de telefonia é uma tarefa muito trabalhosa, em função dos procedimentos necessários. Contudo, se para reduzir até pela metade seus custos com telefonia é preciso encarar um pouco de burocracia, pode ser que o processo valha a pena.

Sendo assim, é importante abrir mão da procrastinação e se dedicar a pesquisar operadoras e planos, a fim de verificar quais se encaixam melhor no seu negócio e atendem todas as suas necessidades, apresentando um bom custo benefício. Ao entender bem seu negócio e seus gastos com telefonia, será possível selecionar apenas aquilo que é necessário, chegando a uma proposta concisa e com valor condizente com a sua realidade e com a sua necessidade.

5 – Reduzir gastos com telefonia móvel

A partir do momento em que se entrega um smartphone para alguém, com uma franquia de dados ou de minutos de ligação ativos, é importante que haja um comprometimento da parte de quem recebe a ferramenta de trabalho. É essencial que o colaborador não trate a cessão de um celular como um benefício, uma vez que na prática ele deve ser usado estritamente para o trabalho.

Dessa forma, cada pessoa de posse de um aparelho deve se submeter às regras impostas pela empresa, não excedendo os limites de uso no mês de forma a não comprometer a franquia para os demais funcionários.

Telefonia não precisa custar caro

A tecnologia trouxe muitas evoluções e hoje existem diversas alternativas para que a gestão de telecom seja feita da melhor maneira possível. Em linhas gerais, sempre vale a regra de que se o seufornecedor é bom, maiores serão as chances de você ficar satisfeito com o serviço e pagar um valor que considera justo por isso.

Contar com o auxílio de uma boa operadora para a implementação de serviços de telecom pode ser o melhor caminho para garantir que você sempre estará pagando o preço mais justo pelas suas telecomunicações.

Cada empresa tem as suas peculiaridades e necessidades e a avaliação de uma equipe especializada pode apontar ainda outras soluções, garantindo economia sem perda de qualidade e eficiência nos processos.

Quer conhecer os produtos da Mais Telecom para sua MPE? Acesse: http://maistelecom.com.br/ ou agende uma visita com nossos consultores.

Mais Centrex

 

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04 jun

As razões pelas quais sua empresa pode precisar de voz sobre IP – VoIP

Cada vez mais surgem aplicativos que possibilitam que os usuários façam chamadas telefônicas pela internet. A tecnologia por trás dessa ferramenta de comunicação, que oferece muitos benefícios para as empresas, é conhecida como VoIP. O VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) permite que os sinais analógicos de áudio de uma chamada telefônica sejam transformados em dados digitais, podendo assim ser transferidos por meio da internet.

Iniciada na década de 90, essa tecnologia só ganhou maior espaço no mercado nos últimos anos devido ao aumento da qualidade dos sinais de transmissão de dados. Ou seja, a banda larga é considerada a grande responsável por esse aumento no número de usuários de serviços de comunicação via web.

Como funciona o tradicional VoIP

O VoIP convencional funciona de duas maneiras distintas: para ligações feitas a partir de um computador para outro computador; ou de ligações feitas de um computador para um número de telefone fixo ou celular.

Ao fazer uma ligação de um computador para outro, o áudio captado através do microfone é transformado em informações binárias que são transmitidas via internet. Esse caminho também é parecido quando a ligação parte de um computador para um dispositivo móvel, pois o som da voz captado pelo microfone também é transformado em uma informação binária que em seguida é transmitida pela internet, porém essa transmissão é feita até uma central telefônica que converte a informação recebida em sinais analógicos, que são completamente assimiladas por telefones fixo e celular.

Um terceiro modo de usar essa tecnologia são as ligações originadas a partir de um telefone fixo. Menos usual, porém completamente possível de ser realizada, essa opção de uso do VoIP necessita de um adaptador, chamado ATA, que consegue converter os tons emitidos pela discagem dos números e armazena em forma de dados digitais. Em seguida, esses dados são enviados para uma central telefônica, que faz a verificação da validade dos mesmos e determina para onde qual endereço de IP eles devem ser traduzidos, conectando assim o emissor e receptor da ligação.

Vantagens e desvantagens de usar o VoIP na sua empresa

A tecnologia de comunicação de voz por IP convencional apresenta diversas características, sendo elas positivas e negativas. Ao mesmo tempo, elas podem explicar por que cada vez mais empresas decidem usar algum serviço dessa natureza e outras empresas acabam optando pelo serviço de voz convencional. Conheça algumas vantagens e desvantagens da tecnologia:

Vantagens

  • De longe, a principal vantagem de usar um serviço de VoIP dentro de uma empresa está relacionado ao fator custo. Por precisar apenas de uma conexão com a internet e algum tipo de sistema próprio de cada prestadora de serviço, a economia com a conta telefônica conta muito na hora de decidir pelo uso dessa tecnologia, que em alguns casos pode reduzir em até 40% os custos com ligações.
  • Um dos grandes diferenciais do VoIP é o fato de poder adquirir alguns tipos de sistemas automatizados que permitem serviços que vão além da comunicação por voz. Alguns exemplos desses serviços são: mensageiros eletrônicos, videochamadas e videoconferências, envio de dados, identificador de chamadas, entre outros.

Desvantagens

  • Um das principais desvantagens do uso de VoIP está relacionada a qualidade das ligações, que está associada à velocidade da banda de internet contratada e ao provedor de sistema de voz sobre IP. Quando não há um link com qualidade suficiente, é possível que as ligações sofram com cortes inesperados, ruídos constantes e eco de vozes.
  • Outra desvantagem desse tipo de serviço são as perdas de pacotes. As redes IP não conseguem assegurar com 100% de eficiência que todos os pacotes durante uma ligação serão entregues, e essa possível perda está diretamente relacionada com o congestionamento da rede.

ToIP: e evolução da Voz sobre IP

Embora o serviço de Voz sobre IP seja bastante popular, existe também uma evolução da tecnologia VoIP que vem ganhando espaço no universo corporativo: a Telefonia IP (ou ToIP). Seus canais funcionam como túneis dentro das redes que trafegam, portanto, não disputam espaço com outros tipos de tráfego na internet (como fotos, vídeos e outros).

No caso do VoIP, a conexão pode ser discada ou banda larga comum e os pacotes sofrem concorrência dos demais tipos de pacotes da internet. O ToIP é uma transmissão sob condições diferenciadas, que permite, inclusive, a integração completa entre redes de dados e voz. A Telefonia IP (ToIP) permite todas as funcionalidades da telefonia convencional tais como: enviar fax, discagem direta a ramal, voice mail, secretária eletrônica, siga-me, conferência e videoconferência.

Mais Line: o ToIP da Mais Telecom  

O Mais Line é o serviço da Mais Telecom que liga terminais telefônicos através de protocolos IP com condições diferenciadas e controle sobre a qualidade do serviço (QoS). Ele oferece facilidades como:

Mobilidade + Preço Justo:é possível falar de qualquer dispositivo móvel, e em qualquer lugar do mundo, com preço de telefonia fixa.

Número virtual fixo:tarifa diferenciada por ligações de longa distância em locais com cobertura da Mais Telecom.

E o que a sua empresa ganha com essas facilidades do Mais Line? Ela ganha com a redução de perda de chamadas, a gratuidade de chamadas entre a matriz e suas filiais, tarifa única, independente do horário das ligações, economia nas ligações através do link digital, presença virtual em localidades onde a empresa não possui presença física, ganho de produtividade com a possibilidade de uso do ramal em qualquer dispositivo móvel e suporte técnico em tempo integral sete dias por semana.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em apresentar a você e sua empresa o Mais Line da Mais Telecom.

Agendar visita com consultor especializado

*O Mais Line da Mais Telecom segue todas as regras do STFC (SISTEMA DE TELEFONIA FIXA COMUTADA), sendo regulamentada por parte da Anatel.

Mais Line

 

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01 jun

7 passos para fazer seu negócio digital crescer

Conheça 7 estratégias fundamentais para escalar seu negócio digital

7 passos para fazer seu negócio digital crescer

Negócios 100% digitais são uma forte tendência atualmente, sobretudo para micro e pequenas empresas que desejam extrapolar as fronteiras de consumidores locais e atender um público ainda maior. Ao mesmo tempo que o business digital está em alta e consegue proporcionar que um negócio se torne escalável, manter-se forte e relevante no mercado online exige constante inovação e estratégia.

Para se destacar frente a um público global, que é constantemente bombardeado com o marketing agressivo de inúmeras empresas, todo negócio inserido no contexto digital deve elaborar estratégias detalhadas e de impacto,para que não fique estagnado e possa conquistar uma maior fatia de consumidores. Nesse sentido, apresenta-se, a seguir, 7 passos fundamentais capazes de garantir melhores resultados a empreendimentos digitais.

 

1 – Delimite sua persona

Antes de elaborar qualquer estratégia para escalar uma empresa digital, é necessário definir qual é a persona do negócio. Isto é, qual é o perfil ideal de cliente que aquele negócio pretende atingir. Essas personas são uma espécie de personagens fictícios criados a partir da análise de pesquisas de consumidores reais e funcionam como um guia para todas as ações de marketing da empresa.

Delimitar a persona é fundamental para que a empresa saiba,exatamente,para quem deve direcionar todas as suas ações, como a criação de artigos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, podcasts etc. Saber qual é o perfil específico que o negócio deseja atingir aumenta consideravelmente as chances de engajar o público certo e, com isso, atrair mais clientes.

2 – Trace um objetivo

Ainda que o objetivo geral de qualquer empresa digital seja atrair maior visibilidade para o seu negócio, é necessário estabelecer objetivos específicos e detalhados, pensando em quais resultados se pretende alcançar, quais são as metas desejadas pela empresa, quais são os prazos e datas etc.

A fim de delimitar objetivos concretos e reais, o empreendedor pode fazer uma análise dos resultados conquistados nos últimos meses em seu negócio e projetar novas perspectivas, baseadas em dados e informações precisas. Para tanto, o ideal é contar com ferramentas especializadas de gestão.

3 – Tenha um blog da marca

Produzir conteúdos em diferentes plataformas digitais é uma forma de tornar o negócio uma fonte especializada em determinado nicho. Por isso, ter um blog com bons conteúdos sobre o universo de produtos e serviços oferecidos pela empresa é uma forma de conferir credibilidade ao negócio e, por consequência, atrair clientes que realmente estejam interessados em consumir e optam pela empresa que possui mais conhecimento naquele tema.

Para que isso seja realmente funcional, a empresa deve publicar em seu blog conteúdos que realmente agreguem valor a sua persona, sem que aquilo pareça uma venda. Em outras palavras, o cliente não quer saber inicialmente o que você vende, mas qual é sua visão de especialista sobre determinado assunto.

Nesse sentido, um blog de uma Universidade de Ensino a Distância pode, por exemplo, produzir conteúdos a respeito de profissões em alta no mercado de trabalho e quais são os cursos de graduação que qualificam para aquela função. Ou uma loja online de moda praia pode dar dicas sobre como cuidar da saúde durante os dias do verão,quais são as tendências em óculos de sol daquele ano,dentre outros conteúdos.

4 – Faça um bom gerenciamento de suas redes sociais

No mesmo nível de importância de ter um blog com conteúdos relevantes, ter uma forte presença nas mídias sociais é fundamental para atrair novos consumidores. Partindo da persona que foi definida, a empresa já pode direcionar sua comunicação para um determinado público, de acordo com as redes sociais que mais se adequam àquele perfil.

Para isso, a marca deve estar presente, pelo menos, na rede social mais utilizada por sua persona. Além disso, deve-se estabelecer estratégias para interagir, engajar e conquistar esse público. Essas estratégias também devem seguir a lógica de conferir autoridade sobre determinado assunto, por isso, a publicação de conteúdos que sejam,de fato,relevantes é fundamental.

5 – Saiba quais são e invista nos seus diferenciais

Seguindo a mesma lógica dos negócios offline, os negócios online só irão crescer se conseguirem mostrar quais são seus diferenciais para o seu público. Para tanto, deve-se, primeiramente, identificar quais são os pontos de destaque do negócio diante de seus concorrentes e, além disso, entender o que o mercado quer de novidade.

Tendo essas duas informações, o negócio precisa comunicar a sua audiência digital quais são os seus pontos fortes e, simultaneamente, investir em inovações que o mercado consumidor deseja. Esse último aspecto pode ser detectado, ainda, a partir da criação de soluções para problemas apontados pelos clientes.

6 – Automatize os processos do seu negócio

O processo de escalonamento de um negócio também perpassa pela capacidade de automação de algumas operações. Para tanto, analisar métricas é fundamental. Por isso, o gestor deve estudar detalhadamente todas as estratégias já implementadas em seu negócio, a fim de verificar o que deu mais certo e o que pode ser abandonado. A partir desses dados, deve-se investir em padronizar e automatizar as próximas ações, ou seja, utilizar com maior frequência os métodos que mais deram certo, de forma padronizada.

Praticamente todas as ações podem ser padronizadas, como compartilhar conteúdos no blog nos horários de maior audiência, fazer posts nas redes sociais nos dias em que o público está mais disposto a se engajar, replicar os temas que mais funcionam em um e-mail marketing etc.

7 – Conte com uma provedora de serviços de TIC especializada

Considerando os 6 passos anteriores, a última estratégia funciona como o elo entre eles, aquilo que fará com que tudo funcione plenamente. Mais especificamente, para que todas as ações digitais tenham sucesso e proporcionem melhores resultados para determinada empresa online, é necessário que o negócio esteja amparado por uma provedora de serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicação (TIC)especializada.

Nesse sentido, a Mais Telecom é a parceira ideal, pois tem vasta expertise em soluções de TIC, além de oferecer múltiplos serviços integrados, como voz, dados, internet, nuvem etc. Ademais, todos esses serviços podem ser contratos sob demanda, isto é, o cliente pode escolher personalizar todas as soluções conforme sua necessidade, garantindo mais economia de recursos e a plena disponibilidade de seu negócio digital.

Agora que você já sabe os 7 passos fundamentais para o crescimento do seu negócio digital, pretende contar com alguma solução de TIC da Mais Telecom? Gostaria de acrescentar mais algum item a essa lista? Compartilhe sua opinião na seção de comentários e conheça os produtos da Mais Telecom para sua micro e pequena empresa.

Acesse: http://maistelecom.com.br/ou agende uma visita com nossos consultores.

Mais Meeting

 

 

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29 maio

Telefonia na nuvem traz mais vantagens do que as chamadas tradicionais

A tecnologia vem transformando o dia a dia das organizações, agregando mais agilidade às comunicações

e permitindo que executivos resolvam problemas de negócio a qualquer hora, onde quer que estejam.

Como decisão estratégica para minimizar gastos e ampliar essa flexibilidade operacional, as organizações

estão migrando os serviços da telefonia tradicional para um PABX na nuvem.

Baseada em serviços IP, a telefonia na nuvem é uma solução que traz inúmeras vantagens às empresas

de qualquer tamanho ou segmento do mercado. Para os executivos que têm uma agenda cheia a ser

cumprida e com grande parte dos compromissos fora da companhia, incluindo viagens longas por outros

estados brasileiros e até no exterior, por exemplo, realizar chamadas telefônicas via PABX na nuvem tem

sido a melhor forma de atender à essa grande necessidade de deslocamento que o mundo corporativo

exige.

Como migrar para a plataforma PABX na nuvem?

Diferentemente dos serviços tradicionais que requerem uma instalação física local e uma central

telefônica para operar, a telefonia na nuvem faz uso apenas da rede de internet em alta velocidade para

que seus usuários possam realizar e receber chamadas telefônicas com qualidade e fazer uso de

ferramentas tecnológicas avançadas. A partir de uma interface web, as equipes podem  acessar recursos,

gerenciar e fazer ligações em seus aparelhos telefônicos e PCs de mesa ou via smartphones,

remotamente.

As empresas que decidem implantar um PABX na nuvem registram significativa economia de custos com

telefonia. Isso porque as taxas do PABX na nuvem são mais atrativas do que as da telefonia tradicional.

Adicionalmente, os gastos com manutenções da infraestrutura para as chamadas via web são menores do

que aquelas da soluções analógicas.

A lista de benefícios do PABX na nuvem é extensa e não para por aí. Além de receber e fazer chamadas a

qualquer momento e lugar, os usuários podem realizar transferências, conferências, utilizar serviços de

SMS e e-mail, secretária eletrônica, acompanhar o registro das chamadas, etc. Se desejar, é possível

optar pela portabilidade e manter os mesmos números do antigo PABX – que, aliás, é projetado para ser

expandido à medida que os negócios prosperam.

Quais os passos para a adoção do PABX na nuvem?

Para as empresas que querem migrar os serviços de telefonia tradicional para uma plataforma na nuvem,

a escolha por um especialista nessa área irá ajudar a dimensionar a melhor solução. A Mais  Telecom,

uma operadora brasileira de telefonia fixa, oferece o Mais Centrex com recursos como atendimento

virtual URA, relatórios e desvio de chamadas de ramais, toque simultâneo, caixa postal via e-mail e

muito mais!

O custo mensal do Mais Centrex  na nuvem é de R$ 40,00 por ramal ( em média ), com suporte técnico

altamente capacitado e personalizado (atendimento 24 x 7).

Com uma equipe de profissionais competentes, a Mais  Telecom analisa as necessidades do seu negócio

para projetar um PABX na nuvem com a capacidade de banda e uma quantidade de ramais ideais para

sua estrutura. O Mais Centrex ajuda as empresas a reduzir custos, ganhar mais velocidade nas

comunicações e usufruir de serviços avançados de telefonia em uma plataforma única e inteligente.

A Mais  Telecom conta também com a solução IP PBX elaborada a partir do perfil de cada cliente.

Entre em contato com a Mais  Telecom e saiba mais!

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29 maio

O que é Firewall de Borda e como ele protege a sua empresa

Firewall de Borda é um sistema essencial para a proteção da informação abrigada e compartilhada pelas médias e grandes empresas hoje em dia

O que é Firewall de Borda e como ele protege a sua empresa

A partir da transformação digital, que atinge, sobretudo, as grandes e médias empresas, a conscientização a respeito da importância de proteger a informação em ambientes corporativos tem crescido consideravelmente. Apesar de que ainda existem grandes falhas nesse cenário, e ainda seja necessário, a muitas corporações, percorrer um longo caminho para que, de fato, se sintam seguras, a necessidade de investimentos maciços em segurança da informação é um consenso.

Ambientes empresariais, quando o assunto é tecnologia da informação, estão sujeitos a riscos que podem vir tanto de um meio externo quanto dos próprios departamentos internos que utilizam a rede compartilhada da empresa. Externamente, as ameaças podem vir de hackers e crackers, enquanto, internamente, a segurança dependerá do bom comportamento dos usuários, bem como de sistemas e ferramentas que garantem uma maior proteção.

A fim de amenizar ou até mesmo extinguir esse risco, grandes companhias contam com variadas soluções que podem ser aplicadas para proteção e disponibilidade das informações. No entanto, o chamado Firewall de Borda figura como um dos mais utilizados no meio corporativo, sendo também um dos mais eficientes quando se trata de proteção de sistemas de informação em ambientes empresariais.

O Firewall de Borda é um sistema desenvolvido para prevenir o acesso não autorizado a uma rede privada, ou proveniente dela. A tarefa básica do Firewall é controlar o tráfego entre redes de computadores com diferentes níveis de confiança, como a rede Internet (zona não confiável), a rede de servidores (zona desmilitarizada) e a rede interna de uma empresa (zona confiável).

Além desse sistema ser capaz de restringir e controlar o fluxo do tráfego de dados entre redes, mais comumente entre uma rede interna e a Internet, os Firewalls podem estabelecer regiões seguras entre redes internas, criando perímetros de segurança com políticas específicas para os sistemas que abrigam.

Em outras palavras, o Firewall de Borda funciona como um filtro, que verifica constantemente o fluxo de dados na sua organização, analisando a sua procedência. Assim, o Firewall é capaz de prevenir ataques de vírus e outras ameaças cibernéticas, controlar acesso a blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, além de gerenciar acessos de dispositivos móveis.

A sua tradução literal, “parede de fogo”, já indica que o Firewall é uma solução que se enquadra em uma espécie de barreira de defesa, sendo o seu objetivo principal bloquear tráfego de dados indesejados e liberar acessos bem-vindos, ou seja, ele é fundamental para proteger as informações manipuladas por toda organização.

Porém, essa não é a única funcionalidade e o único benefício de segurança que o Firewall de Borda pode oferecer à rede de ambientes corporativos. A seguir, apresenta-se uma lista com 6 de suas funcionalidades primordiais.

1 – Evita abusos e desperdícios de tempo

Sobretudo nos tempos atuais, a Internet é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, principalmente para as médias e grandes companhias. No entanto, para se ter um uso efetivo e completo da web, é necessário criar controles que evitem abusos e desperdícios.

Estudos revelam que o acesso à Internet pode levar um usuário a desperdiçar até 20% do seu tempo produtivo acessando conteúdos para fins pessoais. O mesmo desperdício também ocorre no contexto empresarial, em que os colaboradores podem desviar sua atenção para atividades pessoais na web. Para a resolução desse problema, os Firewalls são capazes de, conforme a demanda da empresa e do perfil do colaborador, bloquear sites por conteúdo e por URLs, moderando o uso da Internet para fins pessoais.

2 – Bloqueia conteúdo impróprio e de risco

Aliado à função apresentada no item anterior, o bloqueio de conteúdos impróprios, e que podem trazer riscos à rede da empresa, é uma funcionalidade que, além de evitar o desperdício de tempo, garante uma navegação segura.

Para se ter ideia, dependendo do perfil do usuário, é possível aplicar políticas aos sites visitados pelos clientes da rede local, evitando, por exemplo, que um colaborador possa entrar em um site ou uma URL suspeito e com palavras abusivas.

O controle pode ser configurado por endereço IP da estação ou através de autenticação de usuário e senha em uma base local ou uma base já existente. Quando o conteúdo é bloqueado, o usuário pode ser direcionado para uma página com formulário de solicitação. Esse procedimento evita o aumento da contaminação por vírus, trojans, spywares e outras ameaças que podem causar danos irreversíveis aos dados abrigados pelos sistemas da companhia.

3 – Faz o controle de banda e roteamento avançado

O Firewall de Borda oferece, em sua gama de funcionalidades, o controle de taxas máximas de download e upload que cada usuário ou servidor poderá consumir. Muito útil para evitar que um único usuário ou servidor congestione links de Internet. Também é possível forçar IPs de origem e/ou destino para utilizarem determinado link de Internet.

4 – Garante uma alta disponibilidade

A partir da implementação de sistemas de Firewall de Borda, é possível configurar múltiplos links de Internet e realizar a troca, automática ou manual, de roteamento em caso de falhas. Para ambientes críticos, é recomendável o uso de 2 servidores Firewall simultaneamente. Tal operação evitará gargalos em processos dependentes da rede de Internet.

5 – Gera estatísticas de acesso

Os Firewalls de Borda também são capazes de gerar gráficos e relatórios que possibilitam analisar o fluxo dos dados entre as redes. Mais especificamente, esses sistemas podem metrificar o consumo dos circuitos de Internet, consumo dos circuitos de Internet por cada endereço IP de rede local, além de produzir relatório de sites acessados por nome do usuário ou IP da estação.

6 – Permite acesso remoto e seguro

Outra funcionalidade oferecida por sistemas de Firewall de Borda é a possibilidade de acesso externo aos computadores de uma rede interna, de forma segura através de conexões criptografadas.

O acesso remoto externo a estações e servidores da rede, por meio de chaves seguras ou autenticação de usuário e senha em uma base local, é uma ferramenta útil para nos dias atuais, visto que o acesso a dados, remotamente, é uma demanda que pode surgir e precisa ser realizada de modo seguro.

Agora que você entende melhor como funcionam as soluções de Firewall de Borda e tem ciência da sua importância para a redução de ameaças virtuais, para a transparência sobre o uso da Internet, para o aumento da produtividade e da disponibilidade de recursos de Internet em ambiente corporativo, pretende implementar Firewalls corporativos em sua empresa? Já faz uso desse recurso? Conte-nos suas experiências nos comentários.

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24 maio

Mais Centrex – O PABX Virtual da Mais Telecom

O que é?

O MAIS CENTREXé um PABX Virtual. Uma solução atualizada e eficiente que integra os conceitos de telefonia convencional com o que há de mais avançado em tecnologia IP, oferecido e projetado de acordo com as necessidades de sua empresa.

BAIXO INVESTIMENTO INICIAL
Substitua seu PABX convencional ou modernize sua empresa que ainda não possui central telefônica sem a necessidade de altos investimentos em equipamentos. Conte com todas as funcionalidades de uma central profissional pelo preço e a praticidade de um serviço na web.

MOBILIDADE
Tenha seu ramal em seu smartphone ou notebook e mantenha- se conectado ao escritório de qualquer lugar com acesso a internet.

ESCALABILIDADE
A expansão de sua empresa sem complicações. Crie mais ramais de acordo com sua necessidade, diretamente pelo Painel de Controle.

FLEXIBILIDADE
Configure e gerencie totalmente via web, de forma simples e rápida, de qualquer lugar e a qualquer hora.

DISPONIBILIDADE
Serviço em cloud hospedado em um ambiente seguro e redundante, garantindo o nível de serviço (SLA).

CALL CENTER
Possibilidade de utilização do módulo Call Center, aumentando o desempenho e controle de suas vendas. (sob consulta)

PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema administrativo online, onde você pode visualizar as ligações e obter extratos detalhados, além de configurações gerais de todos os ramais.

URA DE ATENDIMENTO
Você pode gravar um áudio com um atendimento personalizado, direcionando as ligações para determinado ramal, trazendo assim mais confiança e status para sua empresa.

SENHA POR RAMAL
Você pode colocar senhas nos ramais, antes de cada ligação ser realizada.

RESTRIÇÃO DE CHAMADAS
Defina quais tipos de ligações cada ramal pode fazer conforme as necessidades da sua empresa.

CAIXA POSTAL
Caixa postal eletrônica que armazena todos os recados de voz de cada ramal sua empresa.

GRAVAÇÃO
Grave as ligações de todos os ramais de forma simples e prática. (sob consulta)

RAMAIS ILIMITADOS
Utilize o ramal de qualquer lugar com acesso a internet e faça ligações entre ramais sem custo.

TRANFERÊNCIA
Transfira ligações para qualquer ramal, esteja ele dentro ou fora da empresa.

SIGA-ME
Se um ramal está ocupado ou o atendente ausente, você pode transferir a ligação para um celular ou telefone fixo.

Mais Centrex

 

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23 maio

Três grandes passos para a transformação digital da sua empresa

Transformação digital na prática: como é possível reconhecer o melhor que a tecnologia lhe oferece para aplicar à realidade da sua empresa?

Três grandes passos para a transformação digital da sua empresa

O norte-americano Bill Gates, um dos mais admirados gênios da informática e da gestão de grandes empresas, atribui o sucesso no mundo corporativo àqueles que não possuem receio de ousar: “A única forma de atingir um cenário super positivo é através de uma grande inovação. A inovação realmente muda o jogo”.

O mundo muda a cada dia. Com as constantes produções tecnológicas, transformam-se também o modo de fazer negócios, de se relacionar com seus clientes, de atrair novos investimentos e de alavancar o reconhecimento de sua marca. Mas por trás de todos esses resultados, é necessário aplicar uma gestão estratégica da empresa, com inteligência suficiente para saber aproveitar o que de mais interessante a tecnologia dispõe.

Para isso, é impossível ignorar as potencialidades oferecidas pelas ferramentas digitais. A transformação digital é um conceito necessário de ser entendido por qualquer gestor atento às novas condições do mercado. Utilizar os softwares coerentes no dia a dia da corporação é sinônimo de uma considerável redução de erros, mão de obra, custos, protocolos e tantas outras dores de cabeça.

Mesmo as empresas mais presas ao passado utilizam de algum nível de digitalização em seus negócios. No entanto, muitos ainda deixam de usufruir todas as potencialidades que poderiam, facilmente, otimizar seu tempo, lucro e serviço. Mas, por onde começar?

Até mesmo um manager disposto a transformar sua empresa digitalmente pode se sentir confuso diante de tantas ferramentas disponíveis. Esse guia vai explicar, então, o que é a transformação digital, como é possível reconhecer o que de melhor a tecnologia lhe oferece para aplicar à realidade da sua empresa e, por fim, como colocar em prática esses novos aliados.

O que é digitalização e o que ela traz de positivo?

A transformação digital é um termo empregado para a passagem inteligente dos processos empresariais antes feitos de forma analógica (física) para um meio digital. Na prática, é tornar mais simples, automático, cômodo e otimizado.

Tudo pode ser contemplado por meio da digitalização, desde ações simples (programar as escalas de férias dos funcionários) até soluções grandiosas capazes de potencializar lucros e evolução dos produtos (utilização de conceitos como Big Data, Internet das Coisas e Blockchain).

Ao todo, estima-se que haja 11 bilhões de dispositivos móveis conectados à internet ao redor do planeta. Isso rompe barreiras geográficas e se apresenta como uma globalizada fonte de opções a ser trabalhadas. Ferramentas permitem que você visualize a operação da sua própria empresa, estando em qualquer lugar do mundo.

Engana-se quem acredita que isso se aplique apenas a empresas de tecnologia. Todos os segmentos (agronegócio, indústrias, bancos, atacados etc) estão propensos a evoluir com esta nova realidade.

  • Identifique a realidade de sua empresa

O primeiro passo para transformar sua empresa digitalmente é identificar em qual estágio de avanço ela se encontra. Geralmente, as organizações podem ser classificadas em quatro fases digitais. Na primeira e mais carente de desenvolvimento, encontram-se as corporações com alta adesão dos processos analógicos e resistência do grupo gestor a investir em novos instrumentos. As ferramentas são denominadas imaturas. Nesses casos, o departamento de TI tem pouca visibilidade e integração com as demais áreas. Para melhorar o serviço, os gestores de TI precisam estreitar relações para definir em conjunto novas aplicações tecnológicas.

Em segundo estágio, existem os ambientes que já estão em processo prático de implementação de suas tecnologias, mas que contemplam baixa interação entre os departamentos. Para modificar esse cenário, os líderes precisam promover ações que ampliem o diálogo da TI e demais setores.

O terceiro quadrante de desenvolvimento é quando o departamento de TI é altamente integrado aos demais setores. No entanto, as tecnologias utilizadas não atendem às expectativas da empresa. Nesse caso, os gestores devem solicitar estudos de aplicabilidade de novas tecnologias.

As empresas mais desenvolvidas e que atingiram o grau máximo de transformação digital são aquelas onde são empregadas tecnologias altamente eficientes, aliadas a uma harmoniosa interação entre TI e os demais departamentos. Colaboradores de empresas nesse estágio tornam-se mais engajados com a corporação, incorporando conceitos como a mobilidade.

  • Proponha resultados

A digitalização é uma facilitação de processos, não uma complicação. Antes de realizar qualquer mudança e investir em determinada ferramenta, é preciso conhecer quais pontos da cadeia produtiva de sua empresa são frágeis e devem ser desenvolvidos.

O plano de digitalização precisa partir de uma questão inicial que responda quais resultados você quer atingir no curto, médio e longo prazo. Responder a essa pergunta é essencial para te dar um norte sobre quais atuais processos adotados estão indo contra as suas diretrizes de evolução e precisam ser remodelados.

Mesmo que cada empresa tenha uma realidade específica, existem fatores compartilhados por todas que devem ser levados em conta, que passam por estratégias de redução de custos, melhoria da produtividade e integração de todos os agentes da escala produtiva.

3 – Descubra as ferramentas

Com as metas bem estabelecidas, é hora de identificar quais ferramentas, de fato, otimizarão a gestão de seu serviço. Nesse ponto, é importante estar aberto a tudo e ir atrás dos mais variados recursos tecnológicos. Cada ferramenta digital pode ter uma aplicação objetiva dentro da realidade corporativa, basta conhecer suas possibilidades.

Algumas das maiores queixas dos gestores estão relacionadas à redução de custos de operação, melhoria de performance, agilidade e segurança. E para cada problema identificado na gestão, é possível que já exista uma ferramenta digital para solucioná-lo. Tais como:

Office 365

A mobilidade é um conceito que, após ser introduzido no mundo corporativo, vem beneficiando e auxiliando as empresas a alcançarem suas metas. Afinal, quem consegue viver sem ter acesso remoto à internet, arquivos e dados hoje em dia? Atualmente, a comunicação longe do desktop ou do escritório é vital para diversos profissionais.

Atualmente, já existem ferramentas que tornam isso possível. É o caso do Office 365. Lançado no Brasil em 2013, a solução funciona com o conceito de SaaS (software as a service) e oferece, além da facilidade de poder acessar documentos a partir de qualquer computador conectado à internet, uma série de vantagens para quem trabalha com equipes grandes.

Cloud Computing

Não só como uma ferramenta tecnológica que traz praticidade e flexibilidade para os usuários, o Cloud Computing também funciona como uma maneira de reduzir custos, já que os valores de infraestrutura, energia e instalação são usados no modelo de pagamento conforme o uso.

Além disso, todas as empresas prezam a proteção de seus arquivos, portanto, é importante mencionar a questão da segurança. Para proteger seus dados, há o backup na nuvem, que cria cópias de arquivos, mantendo-os seguros mesmo que haja qualquer tipo de problema com o HD ou exclusão de arquivos de origem.

O acompanhamento e o controle avançado de aplicações e componentes do negócio, tais como banco de dados, aplicações e middlewares também são essenciais para grandes empresas. O Max Monitor pode ser utilizado como gatilho para notificações, automações de elasticidade, parâmetros para definição e acompanhamento de tendências e tomadas de decisões técnicas e de negócio, além de ser capaz de reduzir as interrupções na rede, detectar, diagnosticar e resolver rapidamente problemas de desempenho, prever e criar relatórios de capacidade automatizados, evitando impactos no ambiente tecnológico da empresa, e auxiliar nos processos de tomadas de decisão, de acordo com relatórios do ambiente de rede.

Videoconferência

As reuniões por videoconferência são importantes no processo de transformação digital das empresas. Além da diminuição dos deslocamentos, que rende aumento de custos e perda de produtividade, a videoconferência faz com que as equipes de trabalho consigam produzir mais sem a existência de tantas interrupções longas e cansativas. A consequência natural é uma gestão melhor do tempo, que permite a realização de mais reuniões, sempre que se fizerem necessárias para o processo de tomada de decisões.

Link Dedicado

Manter a conexão com a internet, sem interrupções e com uma velocidade satisfatória é essencial para que todas as ferramentas citadas tenham bom funcionamento, garantindo também a fluência dos processos da empresa. Para isso, é essencial que as corporações contem com link dedicado, que garanta alta velocidade, confiabilidade e conexão permanente.

Além disso, com o cloud computing cada vez mais robusto, o link dedicado tem sido a aposta das empresas, que viram nele a oportunidade de armazenar todos os dados, sem a necessidade de comprar um servidor, ou seja, reduzindo custos.

Essas são algumas amostras do vasto universo tecnológico disponível para o andamento empresarial. O estudo correto da tecnologia faz com que o empresário consiga abandonar até mesmo operações já consagradas, como o pacote Office, e descubra alternativas que aumentem seu desempenho com menor custo.

As possibilidades são ilimitadas. Empresas que antes tinham problemas extremamente difíceis de serem resolvidos agora têm, em mãos, oportunidades simples de solução.

Hosting e Colocation

É essencial que todas as empresas mantenham seus dados, serviços ou mesmo ativos armazenados, protegidos, replicados e disponíveis em um Datacenter seguro que garanta especialização e ganho de escala, melhorando a qualidade, velocidade e padronização dos serviços.

Para isso, as soluções de Hosting e Colocation da Mais Telecom oferecem recursos exclusivos em um ambiente seguro e de alta disponibilidade para hospedar aplicações, ativos e soluções de TI, onde as tarefas de manutenção e funcionamento são de responsabilidade da operadora, enquanto o cliente direciona seu foco ao negócio e à inovação.

Outras dicas importantes

Escolha bem seus parceiros – O ideal é que todas as escolhas de investimentos sejam feitas em um trabalho bem alinhado com sua própria equipe de TI e empresas de consultoria ou venda de softwares. A relação deve ser muito mais que de cliente-fornecedor, mas de parceiros em busca de um mesmo objetivo de atingir resultados eficientes.

Lembre-se do cliente – Além de facilitar aspectos técnicos e administrativos da corporação, digitalizar modifica diretamente a relação de exposição de seu produto e, consequentemente, a forma de interação com seus clientes. É possível conhecê-los melhor e ter mais subsídios para agradá-los. Digitalizar seu negócio deve servir para que, no fim, você conquiste e fidelize mais pessoas. Opte por ferramentas que te propiciem monitorar redes sociais, explorar o marketing de precisão, simplifique as vendas, abra feedbacks com seu público e faça com que ele contribua para o desenvolvimento de seu serviço.

Engaje sua equipe e prepare o ambiente – Transforme a digitalização em um lema de sua empresa e deixe que todos participem ativamente desse processo. Envolva  todos os colaboradores no processo. Isso vai aumentar significativamente os resultados. Não adianta ter grandes tecnologias em desenvolvimento sem colocar os colaboradores a par de seus benefícios e processos.

E você, conseguiu identificar em qual estágio de digitalização sua empresa se encontra? Lembre-se de que estamos na era da informática e é impossível ignorar todos os seus benefícios no universo corporativo.

Reúna sua equipe, estude sua empresa, informe-se sobre as novas ferramentas no mercado e descubra como potencializar o desenvolvimento de sua empresa. A Mais Telecom pode ajudar no processo de transformação digital da sua empresa, conheça nossos produtos:

Mais Centrex

 

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21 maio

Como aprimorar a Inteligência Competitiva de sua empresa

Conhecer os concorrentes gera entendimento de mercado e facilita a tomada de decisões

Como aprimorar a Inteligência Competitiva de sua empresa

No século IV a.C, Sun Tzu, considerado um dos maiores estrategistas de todos os tempos, escreveu que, para se tornar invencível em qualquer batalha, é preciso conhecer integralmente a si mesmo e os seus adversários. Milênios após este ensinamento, a premissa se torna cada dia mais verdadeira no mundo dos negócios, onde é preciso, mais do que nunca, ser inteligente competitivamente.

No entanto, a Inteligência Competitiva (IC) é um processo organizacional muito mais abrangente do que simplesmente espiar os concorrentes. É um planejamento estratégico que visa colher um panorama completo de todo o contexto de mercado, obtendo um rol de informações preciosas que, em longo prazo, norteará a tomada de decisões imediatas dentro da empresa.

Na prática, a IC serve como um diagnóstico sobre o nível de competitividade do próprio negócio em comparação com empresas que compartilham realidades semelhantes. A partir disso, seus resultados tornam-se um guia para se atingir continuamente uma maior competitividade, remodelando práticas, metas, processos e tudo que engloba aquela corporação.

É comum gestores que não desenvolvem o conceito de IC em suas organizações serem surpreendidos por decisões tomadas pelas companhias que compartilham o mercado. Pela falta de um processo sistêmico de análise, as ações de terceiros são descobertas quando já estão em execução.

Muitas vezes, os avanços da concorrência impactam diretamente na rotina de todo o segmento, exigindo réplicas imediatas por parte das demais corporações. Por não antever aquela realidade, empresas despreparadas se veem obrigadas a elaborar estratégias imediatas sem o devido planejamento. Como resultado, pode haver prejuízos em diversas esferas.

Ser inteligente no ambiente corporativo significa deixar de ser reativo (esperar uma realidade se concretizar para agir) para se tornar proativo (perceber tendências para tomar as ações antes de seus desdobramentos). Para isso, é necessário desenvolver uma metodologia conhecida como Ciclo da Inteligência Competitiva, com etapas de atuação bem definidas.

Trata-se de um método para ler e interpretar corretamente todos os sinais oferecidos pelo mercado, por meio de um modelo de atuação sistêmica. Sua implementação garante uma minimização de surpresas negativas, permite identificar ameaças e boas oportunidades, reúne informações para tomada de decisões, diferencia boas e más ações, entre vários outros efeitos positivos no desenvolvimento de negócio.

 

Tipos de concorrentes

Antes de tudo, é fundamental conhecer os tipos de competidores que qualquer gestor vai se deparar. O primeiro é o concorrente direto, que atua com o mesmo tipo de produto (duas drogarias, por exemplo). O segundo é o concorrente indireto, que trabalha com mercadorias diferentes, mas que atendem ao mesmo propósito (por exemplo, um aplicativo de transportes e uma empresa de ônibus urbano).

O terceiro tipo é aquele estabelecimento que oferece serviços ou produtos diferentes, mas que são voltados para o mesmo público alvo, podendo reter o cliente um do outro. Por exemplo, uma rede de cinema e um teatro particular oferecem atrações de lazer distintas, mas disputam um perfil semelhante de consumidores.

Feita tal definição, vamos conhecer melhor o Ciclo da Inteligência Competitiva:

1- Planejamento

A etapa inicial tem como objetivo planejar a execução de todo o processo. O primeiro passo antes de absorver dados da concorrência é fazer uma análise de sua própria corporação. Isso vai propiciar que o gestor descubra quais são os catálogos de informações a respeito do mercado que a sua empresa já possui. A partir daí, ele consegue enxergar os dados que ainda são incompletos e, consequentemente, precisam ser complementados. Isso evita quaisquer esforços e investimentos na captação de elementos que, ao fim da metodologia, vão se mostrar irrelevantes.

O que se deve ficar absolutamente bem definido nesta fase é, ao mesmo tempo, planejar metodicamente quais informações de mercado serão coletadas nas etapas subsequentes e qual será o conjunto de ações práticas para conseguir tais respostas.  Portanto, trata-se do momento mais importante do ciclo, pois serve de norteamento para todo o desdobramento do processo.

Tudo, então, deve ser esquematizado. Uma boa dica é começar o planejamento por perguntas simples, como:

O que já sei sobre meus concorrentes?

O que ainda preciso saber?

O que pretendo ganhar ao fim da aplicação desta metodologia?

Qual será o custo desta ação?

Quais serão as consequências se eu não a fizer?

2- Coleta e processamento

Neste segundo passo, é esperado que analistas e gestores já tenham em mãos as principais informações que faltam à empresa e qual será o plano de execução. Logo, é o momento de buscar estes dados, por meio de uma pesquisa criteriosa em duas classificações elementares de fontes.

As primeiras são as fontes primárias. Tratam-se de informações obtidas diretamente por agentes do mercado, sem passar por filtros, edições, alterações de sentido ou interpretação de terceiros. Exemplos desta classificação são entrevistas ao vivo, relatos (de clientes, fornecedores ou membros da empresa concorrente) palestras, documentos oficiais, relatórios anuais da empresa etc. Já as fontes secundárias oferecem informações que passam por algum tipo de alteração, como livros, base de dados ou entrevistas editadas.

É essencial utilizar-se de acervos coerentes, verdadeiros e que tragam algum tipo de benefício em sua análise. Afinal, eles servirão de argumentos para grandes tomadas de decisões. Também é importante estar atento à ética, no sentido de delimitar até que ponto é tolerável coletar informações acerca do concorrente, condenando práticas que ultrapassem e maculem a lealdade da competição.

3- Análise e validação

Neste momento, é comum que a empresa tenha um grande arsenal de informações desconexas entre si. É hora de organizar e analisar cada tópico minuciosamente, verificando a consistência dos dados e estabelecendo relações diretas entre os pontos analisados.  Trata-se de um trabalho criterioso, cujo objetivo é integrar a pluralidade de elementos em um ambiente único, no qual é possível cruzá-los e utilizá-los para o mesmo fim.

Para isso, devem ser utilizadas técnicas diante da realidade de cada negócio (porte, segmento e estrutura). Há uma série de metodologias de análise prontas, que podem ser reproduzidas ou adaptadas. O essencial é que as técnicas consigam, de forma objetiva e precisa, transformar documentos soltos em peças de inteligência analítica.

A partir disso, são formadas propostas de validação. Ou seja, os analistas montam a apresentação dos resultados de suas pesquisas. Não se trata apenas de reportar dados, mas de traçar cenários críticos sobre o mercado. É importante conter relatos de ações já executadas pelos concorrentes, suas atuais diretrizes e o que se espera deles tanto para um futuro próximo quanto longínquo.

4- Difusão/Disseminação

O último passo do ciclo é quando os gestores recebem as informações acrescidas de valor e significado. Uma vez em posse de tais documentos, eles podem orquestrar reais soluções competitivas diante do cenário encontrado. Tais ações podem se refletir diretamente em setores como produção, vendas, marketing, inovação e outras inimagináveis possibilidades. Para esta tomada de decisões práticas, é fundamental que o analista continue por dentro do processo, evitando quaisquer interpretações equivocadas acerca da pesquisa executada.

Agora que você já entendeu melhor como trabalhar a Inteligência Competitiva em seu negócio, é hora de colocar este ciclo em prática. Com o tempo, esta ação vai gerar inúmeros benefícios ao desenvolvimento de seu negócio. Então, não perca tempo e mãos à obra!

Mais E1

 

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