23 jun

A breve história da Blockchain

A breve história da Blockchain

A blockchain já causou algum impacto no mundo corporativo, mas a previsão é de que essa tecnologia revolucione de vez a forma de se fazer negócios.

A breve história da Blockchain

O consultor especializado em estratégias corporativas, Don Tapscott, em artigo publicado na Harvard Business Review, em maio de 2016, já antecipava o poder da tecnologia blockchain. Segundo o especialista, o impacto causado na sociedade e nos negócios com o surgimento da internet poderá ser experimentado novamente, no mundo corporativo, a partir do avanço dessa inovação.

Outras inovações, que também causaram profundas revoluções, ocorreram sem que as pessoas esperassem ou percebessem em um primeiro momento; elas simplesmente foram implementadas no dia a dia de cada um, de forma natural, no seu tempo, sem grandes alardes. Os smartphones, por exemplo, que impulsionaram a era da vasta produção de dados, só existem há uma década.

Há cerca de 10 anos, pode-se dizer que a sociedade, sobretudo nas relações corporativas, também vivencia uma profunda revolução, propiciada pela chamada blockchain. A blockchain é uma base de dados distribuídos, que mantém uma lista crescente e contínua de registros ordenados, chamados “blocos”.

De modo mais específico, essa tecnologia estabelece bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, cuja função é criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão (de contabilidade), só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação entre todas as partes, sobre todas as informações, todos os saldos, e todas as transações das contas de cada registro transacional ou comercial, sem o intermédio de terceiros.

Onde surgiu e como funciona a blockchain

Como se pode prever, a blockchain é uma inovação disruptiva, que irá modificar totalmente as formas de fazer negócio, seja localmente ou globalmente. Esse conceito originou-se de um breve estudo de 2008, publicado sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto -assunto controverso, pois não se sabe ainda quem é o verdadeiro autor (ou autores) envolvido nessa publicação, intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”. Foi a partir deste primeiro estudo e da criação da rede Blockchain Bitcoin, em 2009, também atribuída a Sakamoto, que todas as inovações relacionadas a essa tecnologia puderam surgir também. Os princípios básicos que regem essa inovação são:

  • Peer-to-peer:o princípio de rede ponto a ponto para a transferência de dinheiro eletrônico permite que os pagamentos digitais sejam realizados de uma parte a outra sem o intermédio de um terceiro, isto é, não é necessária a mediação de uma instituição financeira ou governamental.
  • Descentralização:nesse mesmo viés, existe o princípio de que, de forma alguma, deve existir uma terceira parte ou um regulador para prevenir o problema do duplo gasto, já que a solução peer-to-peer precisa ser autossuficiente.
  • Proof-of-Work:segundo o princípio da prova de trabalho, a rede envolvida nas transações recebe uma identificação única, criptograficamente calculada, a partir do horário exato da rede, formando um registro que inviabiliza a alteração ou adulteração das transações, porque, para isso, elas teriam que ser totalmente recalculadas de forma retroativa em todas as réplicas, gerando um esforço computacional gigantesco.
  • Consenso:as transações válidas são legitimadas por um consenso da maior parte dos participantes da rede. Isto é, o maior encadeamento de transações indica qual o bloco será aceito pela maioria, reforçando a dispensabilidade de uma figura central.
  • Sincronização:conforme este último princípio, qualquer participante que temporariamente se desligar da rede, assim que retornar, será automaticamente obrigado a aceitar o maior bloco encadeado de transações. Isto torna a estrutura a menor possível para a continuidade do processamento das transações.

As 5 inovações que giraram em torno da tecnologia blockchain

Com o objetivo de apresentar um panorama a respeito dessa silenciosa revolução no mundo dos negócios, lista-se, a seguir, uma breve cronologia das inovações surgidas através da tecnologia blockchain e quais são as perspectivas de mudanças a partir dessa inovação para os próximos anos.

1 – Bitcoin

A primeira grande inovação da blockchain foi a bitcoin, a moeda virtual mais utilizada no mundo hoje. Essa moeda digital é do tipo criptomoeda descentralizada, considerada como a responsável pelo ressurgimento do sistema bancário livre. A bitcoin permite a transação financeira sem intermediários, mas verificadas por todos os nós da rede Bitcoin peer-to-peer, que são gravadas no banco de dados blockchain. A capitalização de mercado da bitcoin atualmente oscila entre US$ 10 e 20 bilhões e é usada por milhões de pessoas para pagamentos, incluindo um mercado de remessas amplo e em expansão.

2 – Blockchain

A segunda inovação foi a própria tecnologia conhecida como blockchain, que surgiu graças à percepção de que a tecnologia básica que operava a bitcoin podia ser separada da moeda e ser usada também em todas as outras formas de cooperação interorganizacional.

3 – Smart Contracts

Os contratos inteligentes são a terceira inovação, que foi inserida na segunda geração do sistema da blockchain, intitulado Ethereum. Trata-se de um protocolo de computador auto executável, criado a partir da popularização das criptomoedas, cujo objetivo é reforçar a negociação ou desempenho de um contrato, proporcionando confiabilidade em transações online. Além disso, os smart contracts visam permitir que pessoas desconhecidas façam negócios de confiança entre si, pela internet, sem a necessidade de intermédio de uma autoridade central. A plataforma ethereum de smart contracts atualmente tem um mercado de capitalização de cerca de US$ 1 bilhão, com centenas de projetos direcionados ao mercado.

4 – Proof of Stake

As atuais gerações de blockchain são protegidas pela proof of work (prova de trabalho), na qual o grupo com maior capacidade de processamento total toma as decisões da rede. A chamada proof of skate (prova de participação) é um modelo alternativo a esse primeiro protocolo, e surgiu com o objetivo de resolver o problema do alto consumo de energia da bitcoin.

5 – Blockchain Scaling

A quinta maior inovação é a blockchain dimensionada, cujo objetivo é acelerar o processo de transação que, hoje, é considerado lento. Essa inovação permite prever quantos computadores são necessários para validar cada transação e distribuir o trabalho de forma eficiente, garantindo mais velocidade ao processo, sem sacrificar a segurança.

Você conhece a fundo a tecnologia blockchain e as inovações em torno dela? A sua empresa já está atenta às revoluções que essa tecnologia proporciona? Não deixe de buscar informações a esse respeito, porque as previsões são de que as mudanças atuais ainda estão em fase inicial e irão avançar muito mais. Compartilhe a sua visão sobre essas transformações.

Veja também:

Mais Centrex – Esqueça seu PABX tradicional. Com o Mais Centrex sua comunicação é digital e na nuvem.

 

Share this

Comments (2)

lcsloys@ig.com.br
15/11/2018 Reply

Prezado(a) Administrador(a)
Quer Dobrar Seus Bitcoins Em 30 Dias?
Quer ganhar 3.0% de lucro de segunda a sexta, pra sempre?
Quer mais 1.5% todo sábado e domingo, pra sempre?
Quer dobrar seus ganhos recebendo juros compostos, pra sempre?
Quer poder fazer saques todos os dias direto para sua carteira, pra sempre?
Quer poder desistir e sacar seu valor investido a qualquer momento?
Quer ganhar de 5% a 10% de comissão dos seus indicados pra sempre?
Quer ganhar de 0.01 Bitcoin a 0.05 Bitcoin divulgando seus ganhos no youtube?
Se sua resposta for, Sim!
Tudo isso é possível com esta incrível plataforma que venho lhe convidar a participar.

Cadastre-se já e comece a receber todos esses benefícios
https://goo.gl/HfwpX1

lcsloys@ig.com.br
18/11/2018 Reply

Prezado(a) Administrador(a)

Quer Dobrar Seus Bitcoins Em 30 Dias?
Quer ganhar 3.0% de lucro de segunda a sexta, pra sempre?
Quer mais 1.5% todo sábado e domingo, pra sempre?
Quer dobrar seus ganhos recebendo juros compostos, pra sempre?
Quer poder fazer saques todos os dias direto para sua carteira, pra sempre?
Quer poder desistir e sacar seu valor investido a qualquer momento?
Quer ganhar de 5% a 10% de comissão dos seus indicados pra sempre?
Quer ganhar de 0.01 Bitcoin a 0.05 Bitcoin divulgando seus ganhos no youtube?
Se sua resposta for, Sim!
Tudo isso é possível com esta incrível plataforma que venho lhe convidar a participar.

Cadastre-se já e comece a receber todos esses benefícios
https://goo.gl/HfwpX1

Leave a reply